27 de abr. de 2013

O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS - Douglas Adams

O Guia do Mochileiro das Galáxias é uma série composta por 5 livros publicada no Brasil por editoras diferentes.  Eu li a série publicada pela Editora Arqueiro. Optei por resenhar a série toda ao invés de resenhar cada livro, porque os 5 livros são uma sequência e se completam. Para ler as sinopses e saber mais sobre cada livro é só procurar no Skoob ou no Google.

Essa aventura alucinante inicia com a destruição do planeta Terra pelos Vogons por causa da construção de uma via expressa hiperespacial. O único terráqueo sobrevivente é Arthur, que é salvo pelo amigo Ford, um extraterrestre que estava na Terra de passagem. Os dois conseguem uma carona em uma nave Vogon e iniciam sua jornada pelo universo.

Como já é possível perceber pelo início, a história toda é uma "viagem total", mas é uma viagem muito divertida. A série está repleta de criaturas e coisas absurdas e impossíveis. Esse conjunto de coisas absurdas, somado aos diálogos engraçados dos personagens torna a série genial. Só para vocês terem uma ideia, tem um robô maníaco depressivo: o Marvin, adoro ele, meu personagem preferido!

Em meio ao humor, pode-se perceber claramente diversas críticas à nossa sociedade, pois o autor fala de outros planetas, de outras criaturas, mas elas têm problemas e atitudes semelhantes às nossas. Douglas Adams ironiza e debocha da política, da burocracia e do comportamento das pessoas. Em meio a criaturas inusitadas e acontecimentos improváveis estão presentes os paradoxos da nossa sociedade (com particularidades da Inglaterra, pois o autor é britânico).

Não indico a série para crianças, pois elas não entenderiam a genialidade do autor e também não seriam capazes de compreender as entrelinhas dos textos. Acho que até para adolescentes é difícil compreendê-las. Indico a série para quem procura uma história leve e bem humorada, para quem gosta de leituras que fogem da lógica e que nos fazem pensar sobre muitas coisas. 

6 comentários:

  1. Eu comecei a ler e não me agradou mto...sei lá pq =/
    Achei o filme bacana... mas concordo, acho q crianças não iam curtir!

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No início também não gostei muito, mas, aos poucos, fui me interessando pela leitura.

      Excluir
  2. Oie Leila =D

    Eu li apenas dois livros dessa série e gostei bastante. Gosto um pouco desse universo nerd e a forma com que o autor estruturou toda a história é muito criativa!

    bjus e uma ótima semana!

    Ane Reis.
    mydearlibrary

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita curiosidade em ler esta série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimente ler o primeiro livro, se você gostar, vai gostar da série toda.

      Excluir

Comente e faça uma blogueira sonhadora feliz!